05/10/2017

O terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti, Lira 2017, deverá acontecer entre os dias 16 a 20 de outubro. A definição para realização deste trabalho, em todos os bairros de Ituiutaba, foi anunciada essa semana, pelo Secretário de Saúde, o médico Elias Hércules Neto.

 

Durante cinco dias, aproximadamente 70 Agentes de Combate a Endemias, do Centro de Controle de Zoonoses, CCZ, devidamente identificados e uniformizados, percorrerão todos bairros do município, colhendo amostras, conforme recomenda as exigência e protocolo do Ministério da Saúde.

 

O trabalho dos agentes consiste na vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas. Orientações quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas. Recenseamento de animais. Essas atividades são fundamentais para prevenir e controlar doenças como dengue, chagas, leishmaniose e malária e fazem parte das atribuições do agente de combate de endemias (ACE).

 

Para o Secretário Elias Hércules, existe a recomendação, para que a população entenda a necessidade de ser parceira e colaborar no trabalho dos agentes. “Sabemos que ao controlar a proliferação do mosquito aedes, a dengue, por exemplo, que representa um grande desafio para todos nós, afetará menos pessoas. O papel é a participação da sociedade é extremamente importante, quanto maior o envolvimento, maior será o controle do mosquito transmissor, “ Observa Elias Hércules.

 

De acordo com Coordenador da CCZ, Anibal Junqueira, sempre que houver dúvidas por parte da sociedade, em relação a identificação dos agentes, a recomendação é entrar em contato com a zoonoses, através dos telefones (34) 3268-2398/3268-7255 ou 0800-941-6500. O endereço é Rua Aristides Naves Carneiro, 142 bairro Alvorada. 

 

Durante o trabalho de levantamento de informações do LIRA, os agentes estarão portando uniforme novo, que começaram a ser entregues no início deste mês. O material usado no dia a dia de trabalho, prevendo a segurança e a saúde laboral dos agentes, geralmente composto de máscara, luvas, botinas, chapéu, caneleira, calças e camisas.

 

 

 

 

 

 

Fonte: ASCOM

Voltar