15/10/2018

Um momento de grande emoção foi vivido pela equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao realizar no último sábado (12), Dia das Crianças, o parto da pequena Helena. Tudo aconteceu depois de um telefonema solicitando atendimento para uma mulher em trabalho de parto. Imediatamente a equipe composta pelo condutor socorrista Marcelo Morais Barbosa, pelo médico Sérgio Moreira de Oliveira Júnior e pelo enfermeiro Joel Natal da Silva se deslocou até o bairro Canaã.

Quando chegaram ao local, às 12h23, os socorristas se depararam com a parturiente Mariele Alves da Silva, de 24 anos, deitada no chão do banheiro, com o chuveiro litado e se contorcendo de dores. Foi constatado que ela já estava em procedimento de parto. “A chegada da equipe tranquilizou família, amigos e vizinhos que estavam na residência”, comentou a enfermeira do SAMU, Betânia Rosado Araújo. 

Após o primeiro contato com a parturiente e depois de “cortar” o cordão umbilical, o médico Sérgio Moreira entregou a pequena Helena ao Enfermeiro Joel Natal que já aguardava para a realização dos procedimentos de aspiração de vias aéreas e verificação dos sinais vitais da recém nascida, enquanto o médico concluía o atendimento à mãe. Posteriormente, ambas foram encaminhadas ao Hospital São José.

“Esta ocorrência, justamente no Dia das Crianças, emocionou todos os profissionais do SAMU de Ituiutaba. Este foi o primeiro parto realizado desde a instalação do serviço aqui no município”, comentou a enfermeira Betânia Rosado, que ainda no sábado á noite, foi fazer uma visita e desejar muita saúde à pequena Helena.

Fonte: Ascom

Voltar