29/09/2017

Como ação preventiva visando combater o mosquito aedes aegypti, neste início do período chuvoso, auge da sua proliferação, a Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social emitiu nota de alerta nesta sexta-feira, 29, convidando as gestantes, a comparecerem na farmácia central e fazer a retirada gratuita dos frascos de repelentes que estão à disposição.

Para retirar os 02 (dois) primeiro frasco é necessário ainda que a gestante apresente uma receita médica com a prescrição do repelente, pode ser tanto do médico que esteja acompanhando o seu pré-natal, ou qualquer médico que atenda no posto de saúde mais próximo ou Unidade Mista de Saúde. A receita médica será exigida apenas para a primeira retirada, dos dois primeiros frascos.

As gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família, de posse da receita médica, e demais documentos pessoais, deverão se dirigir até a Farmácia Central, para retirar os 02 (dois) primeiros frascos de repelente.

A Farmácia Central fica ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, antigo Pronto Socorro, na avenida 7, entre as 24 e 26, n° 1.034, Centro. O atendimento é das 08h00 da manhã às 18h00 da tarde, de segunda a sexta-feira.

Procure a Farmácia Central o quanto antes e garanta a sua saúde e a saúde do seu bebê!

Desde de março de 2017 o Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social em parceria com as prefeituras, passou a oferecer para mais de 484 mil gestantes beneficiárias do Bolsa Família 02 (dois) frascos de repelentes por mês, para prevenir a ocorrência de doenças relacionadas ao mosquito aedes aegypti, tais como a zika, a dengue, a febre chikungunya e, no caso específico das gestantes, prevenir a ocorrência de microcefalia em seus bebês. Serão distribuídos 15,9 milhões de frascos, divididos em sete lotes.

Portanto, as gestantes que estejam devidamente cadastradas no Cadastro Único, e que sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família, têm o direito de receber gratuitamente, todos os meses, durante os nove meses de gestação, 02 (dois) frascos de repelente.