24/10/2018

Depois da realização de diversas ações de conscientização ao longo do mês de outubro nas Unidades Mistas de Saúde e nos PSFs, a Secretaria Municipal de Saúde realizará, na próxima quarta-feira (31), a partir das 15h00, uma grande mobilização na Praça Getúlio Vargas, para marcar o encerramento da campanha Outubro Rosa, que faz um alerta sobre a necessidade dos exames preventivos e da importância do diagnóstico precoce no combate e tratamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

 

Segundo a enfermeira Talita Oliveira Cruz, coordenadora PSF Novo Tempo II e também integrante da comissão responsável pela organização deste evento no dia 31, todas as mulheres na faixa de 50 a 69 anos que forem à Praça Getúlio Vargas na próxima quarta-feira, serão submetidas à avaliação clínica das mamas e, havendo necessidade, será feito o encaminhamento para a realização do exame de mamografia e consulta com o mastologista. Mulheres fora desta faixa etária que também apresentarem qualquer alteração nas mamas, também serão encaminhadas ao mastologista.

 

“O trabalho de atendimento e avaliação será feito pelos médicos Dr. Paulo Márcio Cintra e Dra. Aline Cardoso. Além disso, teremos ainda a participação de parceiros que oferecerão exames de glicemia e aferição de pressão arterial, massagem, espaço da beleza, entre outros. Será uma tarde voltada para o bem estar da mulher. Mas além de tudo isto, um dos pontos altos deste evento será o da participação de mulheres que já se trataram ou estão em tratamento de câncer. Elas farão depoimentos, contando suas experiências e enfrentamentos à doença”, disse Talita Oliveira. 

 

O Outubro Rosa é um evento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997, quando foi realizada a primeira Corrida pela Cura, em Nova York (EUA), com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2018 é de 59.700 novos casos de câncer de mama para cada ano do biênio 2018-2019 no Brasil, o que corresponde a 56,36 casos para cada 100 mil mulheres.

 

 

Câncer de Mama

 

- Mais comum e uma das principais causas de morte em mulheres. Se detectado na fase inicial, as chances de cura são grandes.

 

 

Sinais e sintomas:

 

- Secreção no mamilo;

- Nódulos (caroços) palpáveis na axila;

- Nódulos (caroços) na mama, com ou sem dor;

- Alterações na pele que recobre a mama e o mamilo, deixando-os com aspecto semelhante à casca de laranja.

Fonte: Ascom

Voltar