30/10/2018

Mulheres de todas as idades terão um motivo a mais para sair de casa e passar a tarde desta quarta-feira na praça. Mais especificamente, na Praça Getúlio Vargas, onde acontecerá uma grande mobilização para marcar o encerramento da Campanha Outubro Rosa em Ituiutaba. O evento acontecerá a partir das 15 horas com diversas atividades que incluem apresentações artísticas com o Coral Unimed, além de aferição de pressão e testes de glicemia; espaço de massagem e embelezamento; depoimentos de mulheres em tratamento ou que já superaram a doença e avaliação clínica das mamas, com solicitação de mamografia para todas as mulheres acima de 50 anos. Os exames serão feitos pelos Clínicos Dr. Dr. Paulo Márcio Cintra e Dra. Aline Cardoso. Havendo necessidade será feito o encaminhamento para o médico especialista.

 

“Ao longo de todo o mês de outubro, realizamos diversos encontros e palestras em todos os PSFs de Ituiutaba. O Outubro Rosa é um evento internacional de desmistificação e de mobilização contra o câncer de mama. Surgiu em 1997, com a realização da primeira Corrida pela Cura, realizada na cidade de Nova Iorque (EUA), com o objetivo de conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce”, comentou a enfermeira Fernanda Lacerda de Oliveira, coordenadora do PSF Independência e integrante da comissão organizadora do evento desta quarta-feira, que será realizado pelos PSFs de Ituiutaba com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Falando em nome da comissão organizadora, Fernanda Lacerda fez questão de destacar os parceiros envolvidos na realização desta tarde na praça. “É muito importante destacar pessoas físicas, empresas e entidades, sem as quais seria impossível atingir este objetivo. Queremos agradecer a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Grupo Décio, CDL Ituiutaba, Café Coré, Senac, Supermercado Guerreiro, Venture Veículos, Drogaria Americana, T3 Comunicação, JR Financiamento, Palácio Ponto Alto, Beth Lanches, Hinode, nas pessoas de Aline Gervásio e Aline Lima e os médicos Dr, Carlos Mattar (Ortopedista) e Mauro Resende (Urologista)”, disse.

 

 

Câncer de Mama

 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2018 é de 59.700 novos casos de câncer de mama para cada ano do biênio 2018-2019 no Brasil, o que corresponde a 56,36 casos para cada 100 mil mulheres.

 

Sinais e sintomas:

 

- Secreção no mamilo;

- Nódulos (caroços) palpáveis na axila;

- Nódulos (caroços) na mama, com ou sem dor;

- Alterações na pele que recobre a mama e o mamilo, deixando-os com aspecto semelhante à casca de laranja.

 

 

 

Fonte: Ascom

Voltar