26/09/2017

Ainda prosseguindo com as ações marcando os eventos comemorativos da Campanha do Setembro Amarelo, a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Ituiutaba, através da equipe do Centro de Apoio Psícossocial, o CAPS Tio Doc II estará desenvolvendo duas ações durante essa semana.

 

De Acordo com a Diretora do CAPS Tio Doc II, a Assistente Social, Priscila Aguiar Silva, o primeiro destes eventos, será uma Mesa Redonda, na próxima quinta-feira, 28, a partir das 18h, sobre o tema: Suicídio Saber para Prevenir. A segunda e última atividade do Setembro Amarelo será a realização de uma caminhada “Eu acredito na Vida”, no dia 30, sábado, com início a partir das 09h, saindo da Praça Cônego Ângelo (Prefeitura) percorrendo a Rua 20 até p calçadão, aonde haverá uma concentração e outros eventos.

 

O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e as suas formas de prevenção. Ocorro no mês de Setembro desde 2015, por meio de identificação de locais público e particulares com a core amarela e ampla divulgação de informações.

 

Levantamento do Setor de epidemiologia, da Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Ituiutaba registraram até o momento o quadro correspondente a 74 casos envolvendo automedicação e tentativa de suicídio. Sendo identificado 02 situações que chegaram ao óbito. 

 

“Quanto mais a gente fala do assunto, mais conseguimos chegar com as informações até as pessoas, e assim mais estaremos ajudando as pessoas com esses sintomas a encontrar o caminho a saída que poderá ajudar a sair deste quadro”, alerta a Assistente Social do CAPS Tio Doc II, Priscila Aguiar.

 

A Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria de Saúde, e Centro Psicossocial Tio Doc II, mantém parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG via curso de Psicologia para a realização do setembro amarelo e outras atividades relacionadas a saúde psicossocial.

 

Fonte: ASCOM

Voltar