26/09/2017

Os cerca de 70 agentes de epidemiologia, a serviço do Centro de Controle de Zoonoses, CCZ, da Secretaria de Saúde, Prefeitura de Ituiutaba devem estrear novo uniforme de trabalho a partir da próxima segunda-feira, 02.

 

No início dessa semana, a Secretaria de Saúde, prevendo a segurança e a saúde laboral dos agentes, iniciou a entrega de todo o material, geralmente composto de máscara, luvas, botinas, chapéu, caneleira, calças e camisas.

 

A aquisição do material, obedeceu inicialmente ao processo licitatório de ampla concorrência, e geralmente nem sempre uma única empresa fornece todos os uniformes ou equipamentos juntos. Essa semana por exemplo, segundo o coordenador o de Vigilância Ambiental, da CCZ, Aníbal Junqueira Almeida Neto, devem ser entregues até na próxima sexta-feira, 29, as camisetas. Os demais itens da lista foram distribuídos.

 

“A recomendação nossa, passada pelo médico e secretário de saúde Elias Hércules Neto e fazer os atendimentos com total atenção, zelo pelo trabalho e atender de forma correta a população, e todo este processo passa pela postura e apresentação identificada dos agentes”, disse Aníbal.

 

Ainda de acordo com Aníbal, no período compreendido de 16 a 20 de outubro próximo, todos os agentes da CCZ estarão concentrados na realização do terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes, Lira em 2017.

 

“A realização destes Lira é uma obediência as exigências do Ministério da Saúde, e acontece justamente no período de início das chuvas. Especificamente em Ituiutaba, temos uma grande preocupação aos números identificados no levantamento. Em janeiro, quando ainda choveu muito, combinando com o forte calor, registramos 6%. Em março, no segundo Lira, caiu para 4,5%. Lembramos que qualquer número acima de 1% aumenta a nossa preocupação”, adianta Aníbal

 

A participação da população é importante no combate ao mosquito aedes aegipty, transmissor de várias doenças. E, segundo as recomendações da equipe do CCZ, havendo dúvidas quando recebem em casa a visita dos agentes, podem entrar em contato com a zoonoses, através dos telefones (34) 3268-2698/3268-7255 ou 0800-941-6500. O endereço é Rua Aristides Naves Carneiro, 142 bairro Alvorada. 

Fonte: ASCOM

Voltar